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23 de mar de 2010

MUGEN - Crie seu Game de Luta Sozinho.

Batalhas irreais para games convencionais
Você pode fazer seus próprios jogos de luta sem entender bulhufas de programação. Pode misturar o que vc quiser, desde Marvel, Street Fighter, Sailor Moon, King of Fighters e uma imensidão de personagens criados apenas para o mugen. Saiba como lendo o artigo
abaixo:

Este post foi criado para facilitar a vida dos novatos e pesquisadores de mugen.
Segue abaixo a lista de locais onde achar as principais ferramentas mugen, informações e downloads do que vc vai precisar para começar.


Dicionário mugen:

Elementos do MUGEN
1 - Chars = personagens
2 - Stages = estágios, cenários
3- Add-On = barras de vida, ou qualquer outra ferramenta utilizada.


Mugen - http://unofficial-winmugen.jpn.org/

Chars/Stages/Add-on
http://www.mgbr.net/
http://www.freewebs.com/chicknwings4/database.htm
http://www.samouczek.ovh.org/

Músicas p/ o seu MUGEN:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=15915253&tid=2535899114209847199&start=1

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COMO COMEÇAR:

TUTO 1 - ADICIONANDO CHARS

Para quem não sabe ainda, este arquivo encontra-se DENTRO da pasta DATA no MUGEN que vc baixou. Procure-o e abra-o
Agora vamos ao que interessa:

Select.def

Abra o seu SELECT.DEF, vamos analisá-lo:
Ele é formado BASICAMENTE por 3 ítens:

1 - [Characters] - Local onde vc adiciona os seus chars
2 - [ExtraStages] - Local onde vc adiciona os seus stages
3 - [Options] - Local onde vc escolhe a ordem dos seus chars e a quantidade de inimigos que quiser enfrentar no ARCADE MODE e TEAM MODE.

Vamos uma a uma:

*[Characters]
Essa é mais complexa das 3, mas não quer dizer que seja difícil. É só sempre lembrar que é nela que vc adiciona os chars, o stage em que vai aparecer, o nível desse char, a música para o char e se o stage será secreto ou não.
Vamos à prática.


Ex.:

Shermie/shermie.def, stages/rua.def,  sound/thunder.mp3, order=3, includestage=1 




Traduzindo:  
PastaDoChar/ArquivoDefDoChar, Stages/NomeDoStage,  Sound/NomeDaMp3 , NívelDoChar , InclusãoDoStageNoVersusMode 

-  PastaDoChar / ArquivoDefDoChar 
Se a pasta do char,  tiver O MESMO NOME do aquivo DEF do char, basta colocar Shermie (como no  exemplo) para que o char funcione o mesmo jeito, mas é opcional; (O char TEM que  estar dentro da pasta CHARS) 
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TUTO 2 - ADD STAGES

- Stages / NomeDoStage Aqui é só por o nome Stages(pasta onde guarda todos os stages) e depois acrescentar o nome do arquivo DEF do stage que está dentro da pasta Stages. O random é o comando para fazer o char vir em um stage aleatório, mas não é recomendável pois ao perder para chars que estejam com stage em random, o game costuma fechar; (O stage TEM que estar dentro da pasta STAGES) Comandos possíveis: Stages/random ................. (escolha aleatória) Stages/NomeDoStage.Def ................. (Nome do seu Cenário)
  
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TUTO 3 - ADD SOM

- Sound/NomeDaMp3 SOUND(pasta das mp3) e o nome da mp3(com a extenção). A diferença de por aqui e por no DEF do cenário é que aqui a música só toca para o char da linha acrescentada e se for no stage toca para qualquer char. (A mp3 TEM que estar dentro da pasta SOUND)
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TUTO 4 - ADD NíVEIS A SEUS CHARS (ordem do arcade mode):

- NívelDoChar Aqui vc decide qual será o nível, pode variar de 0 a 10, não pode ser nem a mais e nem a menos. É impossível acrescentar um nível 11, por exemplo. Mas se vc quer apenas acrescentar um char e não quer que a CPU jogue com ele, basta substituir por ORDER=XXX. Mas sempre terá que digitar ANTES do valor "ORDER =" (sem aspas) Comandos possíveis: sem order - automaticamente identificado como de order 1 order = 0 - automaticamente identificado como de order 1 order = 1 a 10 (nem a mais nem a menos) Sempre o último nível será o Boss do game. order = xxx (apenas vc pode escolher, a CPU não.
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Tuto 5 - STAGES

- InclusãoDoStageNoVersusMode Aqui vc disponibiliza ou não um stage no versus mode, caso queira fazer um stage só aparecer no arcade mode, acrescente o valor 0 no lugar do 1, assim o stage se torna secreto e impossível de selecionar no treino, versus e watch. *[ExtraStages] Neste lugar vc define os stages que deverão aparecer no game. Todos os que listar aqui serão selecionáveis em todo o game(arcade, versus, training, watch). Caso vc tenha posto na linha o char que o cenário em que ele aparece será secreto NÂO PONHA aqui o mesmo nome do stage, ou ele irá aparecer no decorrer do game; Ex.: stages/streetf.def
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Tuto 6 - OPTIONS (Após configurar o nível dos chars)

*[Options] Neste local vc define quantidade de chars no ARCADE MODE e no TEAM MODE. Observe as linhas: ;Here you set the maximum number of matches to fight before game ends ;in Arcade Mode. The first number is the number of matches against ;characters with order=1, followed by order=2 and order=3 respectively. ;For example, for 4,3,1 you will fight up to 4 randomly-picked ;characters who have order=1, followed by 3 with order=2 and 1 with ;order=3. arcade.maxmatches = 8,1,1,1,1,1,1,1,1,0 ;Maximum number of matches to fight before game ends in Team Mode. ;Like arcade.maxmatches, but applies to Team Battle. team.maxmatches = 4,1,1,1,1,1,1,1,1,0 Vamos isolar uma das linhas para melhor entendimento: arcade.maxmatches = 8,1,1,1,1,1,1,1,1,0 Isso funciona assim: São 10 níveis e cada espaço entre as vírgulas é um nível, exemplo: arcade.maxmatches = 8,1,1,1,1,1,1,1,1,0 .....................(nível = 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) A quantidade relacinada a cada nível é a quantidade de chars daquele nível que aparecerão no decorrer do game. Ex.: arcade.maxmatches = 8,1,1,1,1,1,1,1,1,0 Traduzindo: vc enfrentará 8 níveis 1, 1 nível 2, 1 nível 3, 1 nível 4, 1 nível 5, 1 nível 6, 1 nível 7, 1 nível 8, 1 nível 9 e nenhum nível 10. Aí vc configura do modo que bem entender. Mas lembrando que sempre o último nível habilitado será o Boss(chefão).
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TUTO 7 - AUMENTANDO A TELA DO MUGEN (FULL SCREEN)

Abra a pasta DATA e procure pelo arquivo MUGEN.CFG e abra este arquivo. Em seguida vc procura as linhas destinadas a configuração de video chamada [VIDEO WIN] e abaixo delas modifique os valores das linhas e opção para o que está abaixo (copie e cole os valores no local indicado, antes faça um backup do MUGEN.CFG para o caso de copiar errado): Altere para: Width =640 Height =480 Stretch =1 DXmode =hardware Obs.: Nessa mesma sessão existem outras opções, só altere as que estão discriminadas neste tuto, ignore, mas não apague as demais. Feito isso aproveite para jogar seu mugen em tela cheia.
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Não copie, faça como eu, CRIE.

  

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