Bem -vindo ao meu blog!!! fique a vontade e se der, comente sobre o que leu aqui. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, basta entrar em contato comigo pelo email.

23 de set. de 2011

Street Fighter: A CAPCOM também copia?

Antes que os fãs noobs de plantão venham me xingando, vou logo dizendo que sou super fã dos games dessa empresa, e em particular do game Street Fighter. Além de jogar o game desde o Street Fighter UM, jogo quase que diariamente o Street Fighter 4 e por isso me considero mais do que no direito apto de fazer essa pequena análise sobre alguns dos personagens do game.



Hulk Hogan - WWE
Muscle Power - SNK
Não é de hoje que venho notando algumas semelhanças desses personagens com personalidades do mundo real. Antes todo mundo pensava que o game que fez isso a primeira vez foi o World Heroes (SNK), que além de contar com a presença do Muscle Power, que era uam versão do famoso lutador de WWE Hulk Hogan, ainda vinha com um cabaré de personagens tirados de lendas de diversos países (Joanna D'arc, Rasputin, etc). Mas a CAPCOM também não ficou para trás com os seus street fighters, a diferença é que ela nunca revelou de onde tirou a inspiração (e nem precisou).

Aqui vai uma pequena lista com comparações que fiz ao longo desses anos como jogador de Street Fighter:

 
Mike Bison & Mike Tyson
Mike Bison x Mike Tyson
O nome do personagem originalmente era Mike Bison, mas devido ser uma cópia descarada do famoso boxeador Mike Tyson, quando o game foi lançado nos EUA trouxe uma baita confusão com os nomes de 3 dos 4 chefes do game. Foi então aí que o nome foi trocado para Balrog. Tudo para não levar um processo.
Dhalsim & Mestre Yoga

C.Viper & Anastacia
Oro & ???


Zanguief & Bolchevique
Dhalsim x Master Yoga
Dan & Seagal
Fei Long & Bruce Lee
Dhasim foi copiado inspirado no vilão de um filme de 1953 intitulado "Master of the Flying Guillotine". Mudaram só a aparência da personagem, mas os poderes são os mesmos.


C.Viper x Anastacia
C.Viper saiu no Street Fighter 4 e é de cara uma cópia fiel da cantora americana Anastacia. Na internet pode-se achar uma das fotos antigas da cantora (aqui) com uma roupa muito semelhante a da personagem. Fora que os óculos e a barriguinha de fora sempre foram marca registrada da cantora. Vale citar também que os golpes dela são todos "baseados nos golpes do Captain Commando (também da CAPCOM)".

Oro x ???
A idéia de colocar um personagem de um braço só também parece ter sido inpirada no mesmo filme que usaram para criar o Dhalsim (Master of the Flying Guillotine). Só não me perguntem o nome do personagem do chineszinho aí.

Zanguief x Bolchevique
Zanguief é outra cópia descarada. Mas desta vez é de outro astro de WWE Bolchevique, que por "coincidência" também é Solviético (russo).

Dan x Steven Seagal
Steven Seagal: o cara só faz o papel do fodão nos seus filmes. Um gorducho desengonçado que vence qualquer um com um único soco, mesmo sem nem saber lutar. De tão ruins que são seus filmes, até a CAPCOM deve ter tirado sarro dele ao criar o Dan (sem esquecer a paródia em cima do char da SNK: Robert Garcia. Claro). Detalhe: O Dan venceria eles fácil. hehehe

Feilong x Bruce Lee
Hakan & Hellboy
Esse é clássico: Quem aí não concorda com essa comparação? Outra cópia descarada.

BONUS 1:
Hakan x Hellboy
Este é um caso de cópia mais do que descarada. A aparência é idêntica: o capacete estranho lembra e muito o chifre quebrado do Hellboy. A pele avermelhada, o fato de ser cômico também e no lugar da luva com a mão gigante do Hellboy, a CAPCOM optou em por um bracelete maior no lugar dela.
Alguém mais duvida que não seja uma cópia? 
 
Mesmo com tudo isso Street Fighter ainda é o game considerado  pai de todos os games de luta. Com uma jogabilidade incrível e golpes que foram imitados por quase todos os games de luta. Ponto para a CAPCOM.

BÔNUS 2:
Achei este link com os stages de Street Fighter 2 analizados para locais da vida real. Achei muito bom o artigo e fica o link para quem se interessar.

1 palpites:

Zanholo disse...

Puta que pariu, pior que parece mesmo kkkkkkk e o TI do Pit Fight é copia descarada do Van Dame..

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Críticas serão bem vindas, mas apenas dentro de um nível de aceitação normal.

 
Related Posts with Thumbnails