Bem -vindo ao meu blog!!! fique a vontade e se der, comente sobre o que leu aqui. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, basta entrar em contato comigo pelo email.

18 de mar. de 2010

INCENTIVO x EDUCAÇÃO

            Tem coisas que realmente, por mais que vc não queira se irritar, acabam nos deixando cada vez mais irritado e decepcionado, e assim tem sido a minha visão da educação brasileira. Se formos observar bastante as cosias, veremos que para priorizar os "números"
que deveriam apontar desenvolvimento, o governo simplismente passa a mão e dá consentimento a várias práticas educacionais, ilícitas ou não, mas sempre acompanhado d o famoso "jeitinho brasileiro" (tenho nojo disso).
          Uma prova disso é o descaso do governo com quem sempre foi estudante: o estudante profissional que é aquele que sempre foi a escola na infância, adolescência e hj segue carreira universitária, seja ela com uma graduação/licenciatura, mestrado, doutorado ou até uma pós.  Mas infelizmente hoje a moda é priorizar aqueles que passaram a "frequentar" a escola apenas depois de muitos anos e apenas pelo fato do governo abrir MUITAS bolsas para o povo do EJA. Que, como diz um amigo meu, tá mais para "FUDEJA", de tão fudida que tá a coisa.
             Todo mundo hoje sabe, ou conheçe algum estudante do EJA. Geralmente são pessoas que nem querem saber da escola, faltam muito mas nunca deixam de comparecer a agência bancária insistentemente, mesmo em dias que antecedem a liberação do dinheiro. Eu já vi muita gente que nunca pisava na escola, criar o maior barraco pq ao dinheiro não saiu no prazo ou foi cancelado, pura cara de pau. Claro que podemos encontrar pessoas que não tiveram oportunidade e blá, blá, blá... mas todo mundo sabe, mas finge que não vê, que são minoria. Fora o auto grau de periculosidade desses "alunos" que deixam os professores quase reféns de seu próprio comportamento perante uam sala de aula do EJA.
            O que se tem visto são professores chamados para participar desses projetos do governo (geralmente indicados por uma panelinha), daí eles para continuar no projeto fazem vista grossa a falta dos alunos e apenas registram presença, sem nem mesmo nunca terem visto a cara do indivíduo. Quando não, neste período que antecedem as eleições, "não se sabe o pq", todo projeto tem seus cortes de orçamento e muitas pessoas (aquelas da panelinha mais fraca) são postas pra fora após uma inspeção surpresa com a desculpa de que os alunos não estão indo. Aí o que vc mais vê é professsor nas ruas procurando desesperadamente pelos endereços e paradeiro de seus "alunos", para descobrir que muitos até nem mesmo no Estado moram e o endereço é fictício.

             Será que o governo não vê que é injusto dar dinheiro a quem nunca quis verdadeiramente estudar e deixar que estudantes profissionais tenham que disputar, quase que no dente, as poucas bolsas que são destinadas a eles? Onde está a vergonha na cara desse povo? Será que a politicagem vale mesmo o futuro de uma nação?(pergunta cretina, eu sei).
             Essas coisas só nos envergonham cada vez mais(a quem tem na cara).


Links úteis:

0 palpites:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Críticas serão bem vindas, mas apenas dentro de um nível de aceitação normal.

 
Related Posts with Thumbnails